terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ciclo PDCA - Plan, Do, CHeck e Act

O Ciclo PDCA é também conhecido por Ciclo de Shewhart (Walter Andrew Shewhart), que foi quem o idealizou na década de 1930. É uma ferramenta de qualidade que facilita a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas.

A sigla PDCA é formada pelas iniciais em inglês Plan, Do, Check e Act, que significa Planeje, Execute, Verifique, Reaja.

O PDCA se aplica também a processos de rotina, onde já existem procedimentos operacionais padronizados. Nesses casos, ele é também chamado de SDCA, o S sendo referente a “Standard” (Padrão). É um PDCA de manutenção, de garantia de qualidade. Porém, pela sua metodologia, com freqüência ele gera também melhorias nesses procedimentos – novamente a melhoria contínua. 

A manutenção e a melhoria continua da capacidade do processo pode ser alcançada através da aplicação do conceito PDCA em todos os níveis dentro da organização. Isto aplica para autonivelar igualmente processos estratégicos, como planejamento do sistema de gestão da qualidade, ou análise crítica pela direção, e para atividades operacionais simples levadas a cabo como uma parte de processos de realização do produto. (Vaz, Sandra 2009).




Ilustração 1: Ciclo PDCA
 Fonte: Bartie, 2007

De acordo com a autora (Vaz, Sandra 2009), descreve os passos para realizar a implementação do ciclo PDCA: 

1. Plan – Planeje: Defina objetivos. Tendo um problema ou uma meta conhecida, estude, analise, decida o que fazer, e elabore um plano de ação, ou seja, após definidas as metas, deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las.

2. Do – Execute: É a fase de implantação do planejamento conforme o planejado. Total ou parcialmente.
Esta fase pode ser dividida em três etapas básicas: Educação e treinamento / Execução / Coleta de dados.
Na educação e treinamento devem-se preparar as pessoas envolvidas no processo para execução da tarefa. Educação = capacita a pessoa quanto aos conceitos e objetivos da ação. Treinamento = capacita à pessoa quanto às habilidades exigidas na ação.
Na execução deve se executar a tarefa, conforme padrão definido no planejamento.
Na coleta de dados devem-se registrar os dados da ação para controle do processo.

3. Check – Verifique: Esta é uma etapa puramente gerencial, confrontar os resultados reais com os resultados esperados. Nesta fase de checar, deve-se comparar o resultado obtido com a meta definida do planejamento.

4. Act – Reaja: Aja onde necessário. Faça ajustes onde preciso. Assegure o bom resultado e recomece o ciclo. É hora de agir, agir corretivamente, agir preventivamente e/ ou agir para melhorar.


Referências:
BARTIE, Alexandre, Garantia da Qualidade de Software.  Editora: Altabooks, 2007

VAZ, Sandra. PDCA  Administradores.com.br, 2009. disponível em <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/pdca/27771/> acesso em 20 de março de 2010.






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