quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Artigo 2 - Integrando JIRA ATLASSIAN com GOOGLE Sheets (fonte de dados)

 Artigo 2 - Integrando JIRA ATLASSIAN com GOOGLE Sheets (fonte de dados)



Artigo 2 - Integrando JIRA ATLASSIAN com GOOGLE Sheets (Fonte de Dados)

Extraindo dados do jira atlassian e inserindo em uma planilha google sheets de forma automática de hora em hora.

Qual a finalidade disto ?
- Gerar uma FONTE DE DADOS que possa ser utilizada para criar um DASHBOARD , que pode atender aos pontos :
a. report automatizados e customizados para equipe
b. apoio para distribuição de atividades
c. criação de KPI e OKR , velocity do time, leadtime, cycletime, reaction time, backlog time

"adeus nunca mais fique perguntando para seu time como está atividades ?"

hashtagJira hashtagatlassian hashtagintegração hashtaggooglesheets hashtagkpi hashtagokr hashtagvelocity hashtagleadtime hashtagcycletime

próximos passos :
Artigo 3 - criando dashboard com looker studio , consumindo essa fonte de dados.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Artigo 1 - Importar atividade Epic, Story, Subtask no JIRA Atlassian a partir planilha.csv

 




Aritgo 1 - Importar atividade Epic, Story, Subtask no JIRA Atlassian a partir planilha.csv

Autor Thiago Galitezi - galitezi@gmail.com - linkedin/thiagogalitezi
Palavras chave: #jira, #jiraatlassin, #importitem, #importtask, #importcsvjira


Tutorial Passo a Passo

Boa noite , pessoal

Quero nos próximos dias compartilhar uma serie de artigos que podem ajudar no dia a dia comunidade que trabalha com agil , usando ferramentas como JIRA Atlassian e tem times Scrum e no KANBAN.

Hoje o artigo é mais simples , importando atividade no jira apartir de uma planilha CSV .

Motivação , algumas situações o calculo do CAPACITY do time é feito em planilhas em reuniões onde o solicitante juntamente com toda Equipe Scrum Product Owner, Agile Master e DEV TEAM tem habito de usarem planilha e para algumas pessoas é difícil a transição então ou o Agile Master fica sozinho depois da reunião naquele ctrl c, ctrl v inserindo os dados no jira na mão , ou ele tabula os dados em um layout pré-definido que consegue importar todas as atividades de uma única vez com a hierarquia esperada.

Lembre-se que isso é um período de transição e depois de um tempo , é possível sim usar o jira e criarmos CAPACITY do time de forma automática após criação das task e calculo do capacity pode ser feito pelo VELOCITY do time , versus a soma dos STORY POINTS das atividades selecionadas para Sprint Planning.

E ainda vamos utilizar muito deste recurso para que eu possa ter uma massa de dados consistentes para gerar integração com looker studio e criamos dashboard personalizados com indicadores , métricas , okr , visão operacional e gerencial

Tutorial Passo a Passo




#como importar atividade do arquivo planilha csv para jira atlassian

https://docs.google.com/presentation/d/10YJA7SBH6P5kzxmRrnVDLEmDHgIckY7D2DKgsO5lgJU/edit?usp=sharing

palavras chaves: #jira #importcsv #atlassian #fontededados #lookerstudio #agile #scrum #kanban #tutorial #como importar arquivo planilha csv no jira atlassian

sábado, 25 de maio de 2019

Entrega de Valor 101%

Criar Valor é um ponto bastante trabalhoso, parte-se do princípio do conhecimento do consumidor, ter em mãos dados que informem perfeitamente quais são as principais características que atraem o consumidor e que ele valoriza em um produto ou serviço.
Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc., Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor.

O profissional de Marketing deve saber como entregar essa percepção de Valor ao seu consumidor, o público-alvo é muito mais exigente e a percepção em si é praticamente individual, mas um conjunto de variáveis comuns em grandes grupos tornam-se pontos de referência para a criação do Valor, seja de um produto ou serviço.

O Valor está no âmago da nova visão de processos de negócios, que coloca o Marketing junto ao início do processo de planejamento, tornando-se um dos passos iniciais, determinando quais serão os pontos que mais chamarão a atenção do público-alvo e que representam o Valor que o consumidor busca em produtos e serviços.

A seqüência da criação e entrega de Valor é composta por três partes:

Seleção de Valor: representa o “dever de casa” que o Marketing deve fazer antes que o produto exista, a equipe de Marketing deve segmentar o mercado, selecionar o mercado-alvo adequado e desenvolver o Posicionamento do Valor da oferta, a fórmula “Segmentação, seleção de alvo, Posicionamento” é a essência do Marketing estratégico;

Entrega de Valor: as especificações tangíveis do produto e dos serviços devem ser detalhadas; um Preço-alvo deve ser estabelecido; o produto deve ser fabricado e distribuído, o desenvolvimento dos atributos específicos, dos Preços e da Distribuição acontece nessa etapa e é parte do Marketing tático;

Comunicação do Valor: nessa etapa acontece o Marketing tático adicional na utilização da força de vendas, da Promoção de vendas, da Propaganda e de outras ferramentas adicionais para informar o mercado sobre o produto.

O processo de Marketing começa antes da existência do produto e continua enquanto ele é desenvolvido e depois que se torna disponível.

Os japoneses elaboraram um pouco mais essa visão, com os seguintes conceitos:
Tempo zero de feedback do cliente: o feedback do cliente deve ser continuamente coletado após a compra, para se saber como melhorar o produto e seu Marketing;

Tempo zero de melhoria do produto: a empresa deve avaliar todas as idéias de melhoria oferecidas por clientes e funcionários e introduzir os aperfeiçoamentos de maior Valor e mais viáveis o mais rápido possível;

Tempo zero de compra: a empresa deve receber as peças e suprimentos necessários mediante acordos just-in-time com os fornecedores, ela pode reduzir custos diminuindo estoques;

Tempo zero de ajuste: a empresa deve ser capaz de fabricar qualquer um de seus produtos assim que encomendado, sem enfrentar altos Custos ou tempo de ajuste;
Defeitos zero: os produtos devem ser de alta qualidade e isentos de defeitos.



Reflexão - Como valorizar um produto ou serviço prestado onde não se tem a máxima do comprometimento com o cliente, objetivando que tudo ocorra como esperado  defindo se o valor , formalizar o contexto de uma entrega de valor provendo uma comunicação adequada e apropriada para cliente na apresentação do que foi planejado inicialmente na seleção de valor. 

É um ciclo processual onde temos para diversas áreas ou segmentos uma seleção de valor : onde define se o que compõe valores deste (produto e/ou serviço) , feito isto todos os envolvidos atuar nesta atividade com objetivo de prover a Entrega de Valor: da qual temos a expectativa de cobrir 101% do que foi definido como Seleção de valor  finalizando com uma Comunicação de valor: onde a pessoal responsável por apresentar (produto e/ou serviço) demonstre de forma adequada e apropriada os 100% que foi expectativa na Seleção de valor e surpreenda com 1% demonstrando ao cliente situações que ele não previu no momento da Seleção de valor, mas que em detrimento do comprometimento, qualidade, de todo os colaboradores envolvidos que foi realizando melhorias e ou adequações para evitar quebra de expectativa ou desconforto para o mesmo. 

Atuar em uma atividade seja ela qual for a expectativa é 100% , mas podemos todos trabalhar objetivando aquele 1% a mais .. pois nos garantia não somente atender essa situação atual mas que por superarmos a expectativa nos garantiria no futuro novas atividades pelo nosso reconhecimento, comprometimento, assertividade e superação da expectativa ao focarmos no 101% .