terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Qualidade com Qualidade, trabalho em equipe.


Qualidade com Qualidade, trabalho em equipe. 

Eu quero um momento de reflexão se você viu a reportagem e acredita que seu trabalho não tem nada haver com a matéria apresentada, eu sugiro que você repense um pouco mais, eu quero que você pense em cada Jessica em cada vida que pode ser salva ou perdida, em cada cliente que nos atendemos que poder estar satisfeito ou mesmo insatisfeito pode não atendermos as suas expectativas adequadamente, ou quando entramos e um estabelecimento comercial e não somos bem atendidos ou mesmo no virtual quando comprarmos um produto e este não é nos encaminhado no  prazo legal combinado.

Então vamos lá, estamos em pleno no século XXI, nossa tecnologia já avançou consideravelmente já saímos da era dos 486 DX2 512 Mb de 66mhz HD 4GB e atingimos incríveis salto de CoreI7 16GB Ram – 3.2 Ghz – HD 1 TB parabéns se você já chegou aqui e não teve contato com este equipamento 486 eu to ficando para tio mesmo rs kk mas vamos la ...  o que eu quero te mostrar é que hoje no nosso ano 2016 a velocidade da informação com a internet, o hardware esta acessível a todos com uma incrível capacidade tecnológica, hoje desenvolvemos softwares para todas as plataformas seja mobile, pc, tablets em qualquer segmento publico ou privado, você vai a uma simples quitanda em uma bairro mais afastado da cidade você se depara com um computador uma maquina de cartão e acesso a internet esta tudo conectado, a informação e meios de comunicação somos todos ali usuários de algum sistema de software, desenvolvido por nos da área de TI.

Nossa aéra cresce exponencialmente e não existe limite, pois para conquistarmos o universo desbravarmos osplanetas pode ter certeza que vai ter um de nos la atrás de um teclado desenvolvendo um sistema para planejar, controlar, desenvolver, checar e executar o sistema de voo de uma nave espacial e ainda sim este poderá falhar, sim poderá sim falhar temos exemplos clássicos como “Ariane 5”
Ariane 5
            4 de junho, 1996, França vai lançar seu mais novo foguete, o Ariane 5. Tudo parece excelente, até que o foguete desvia da rota, aciona a autodestruição e produz um espetáculo lindo e caro. Motivo?
            O estagiário resolveu aproveitar software do Ariane 4, inclusive um sistema de controle de vôo. Que tinha um bug horrendo. Uma função recebia um valor de 64 bits em ponto flutuante, mas esperava um inteiro de 16 bits sem sinal. No Ariane 4 isso não dava erro pois os parâmetros de vôo retornavam valores que cabiam em 16 bits. O envelope do Ariane 5 era diferente, o parâmetro medido era grande demais, então… OPERATOR ERROR.
Fonte -
http://meiobit.com/272167/top7-the-greatest-epic-failures-of-the-computing/

Neste momento você se pergunta esse, cara tá loco começou falando de uma reportagem de erro médico, evolução do computador, falha no sistema espacial.



Eu quero que faça uma reflexão, pois a importância da nossa atividade no dia a dia, eu não vou entrar na meritocracia de reconhecimento do profissional, financeiro ou mesmo modos operandi da cada organização, não é este o foco deste texto apenas visualize o contexto e pense no nosso processo de desenvolvimento seja ele RUP ou SCRUM, pode ter certeza o que eu anseio difundir aqui são outros valores e parâmetros que se perpetuam e perpetuaram por toda minha vida.

Como ia dizendo:  ... Eu quero que faça uma reflexão, pois a importância da nossa atividade no dia a dia, temos uma constante exigência de atender nosso cliente, em um prazo cada vez menor, exemplo:
Segunda-feira:
“cliente pensa numa solução na segunda-feira, chama o analista de requisito as 15 horas, faz uma reunião com ele correndo explica bem superficialmente a ideia que o mesmo teve e pede que seja entregue na sexta-feira senão ele rescinde o contrato, o analista de requisito sai do cliente as 19 horas exausta com um monte de informação.
Terça-feira:
chega terca-feira faz uma reunião rápida com equipe descreve a solução para equipe e da o prazo do cliente, a equipe de desenvolvimento e teste consegue alinhar que se for somente o que foi descrito consegue entregar na esexta-feira com uma necessidade de hora extra, e comecamos as atividades, o analista começa a escrever o requisito ... na quarta feira o analista de requisito entrega os documentos, durante a revisão a equipe de qualidade identifica muitos outros itens não repassados na reunião de terca feira e isso vai gerar impacto na entrega, mas ai começa os conflitos na equipe como um todo, vamos rea linhar e fazer o que esta descrito no documento alinhar o que for melhor para o cliente, e todos comecamos a remodelar o desenvolvimetno e o teste na quarta feira, fazemos hora extra na quarta , quinta feira para entregar
Quarta-feira
Trabalhamos todos empenhados desenvolvimento e teste para cumprimos o nosso prazo
Quinta-feira
E na quinta apos 15 horas a equipe de qualidade aponta um defeito critico que não foi corretamente avaliando durante as reuniões para essa entrega um impacto não previsto, consolidamos o sistema para entrega na sexta-feira que é a data de entrega
Sexta-Feira
Amanha e alinhamos com o cliente a situação ou postergamos a entrega para uma data futura, deixando o cliente insatisfeito?

Este é um exemplo, de situação do nosso cotidiano ao qual lhe damos todos os dias e poderia citar outras como por exemplo você pode ter uma oficina de automóvel ao qual realiza a instalação de alarmes e travas elétricas, um cliente te leva o carro e pede para prover a manutenção na porta do lado do motorista você avalia o serviço e realiza a mão de obra na ponto solicitado pelo cliente, pois este tem muita pressa no serviço e quer que seja entregue o carro na mesma hora, imediatamente você para as suas demandas atende este cliente e libera o carro o mais rápido possível Porem 3 meses depois este cliente retorna a sua loja, gritando falando alto, dizendo que você é um péssimo profissional, dizendo que seu serviço é de péssima qualidade e descreve que a trava da porta-malas não esta funcionando e que você é responsável por não ter verificado.

Parabéns se você for o dono da empresa, não será demitido, mas terá seu nome sujo na praça pela atitude deste cliente, se for empregado e não perder o emprego pode ser removido das suas atividades deste cliente e se você já estiver na berlinda pode procurar emprego em outro lugar ... legal né !!! gostou das opções ? achou justo ?

A gestão da qualidade, precisa ser vista de uma forma diferente existe pessoas neste papel mas eu não me vejo como alguém que atua na qualidade sozinho, eu não consigo gerir a qualidade de um projeto que atuo somente pelo minha atuação como analista de qualidade sobre o projeto. (mas então você deve estar pensando, você ta loco você ta dizendo que é o analista de qualidade e não consegue sozinho, atestar a qualidade e um projeto que você atua, então você não serve para esta atividade, melhor ir buscar outra atividade !!! tchau amigo vai catar coquinnho !!)

Eu quero uma reflexão sobre a gestão da qualidade, pois todos nos somos responsáveis pela qualidade do serviço prestado, vamos lá relembre a reportagem, se um enfermeiro que ao colocar o esparadrapo sobre a vista direita da paciente ao invés da esquerda, pode ter gerado essa falha, se o medico identificou e realizou a cirurgia do lado errado, são vários fatores que podem ter levado ao erro. Então eu pergunto a cadeia de processo para atendimento da cirurgia na reportagem não tem vários pontos que podem ser analisados e podem gerar um erro, por que o erro quando acontece é sinalizado ou atribuído diretamente e somente ao gestor da qualidade, obvio ele é o responsável pela qualidade do projeto.
Então temos que nos unir, trabalharmos juntos, termos a humildade de pedir ajudar, assumir que nada sei e que juntos podemos fazer a diferença e entregarmos um serviço com qualidade, como um time, mas para isso temos que quebrar paradigmas.

- A equipe de qualidade, vibra e solta fogos de artificio literalmente quando esta abre sei la 10 defeitos para equipe de desenvolvimento, esta atitude gera um desconforto muito grande na equipe de desenvolvimento por sua vez não é diferente quando a equipe de teste abre defeito para o requisito.
O que precisamos fazer, a recorde-se checklist pronto temos a solução já, nos temos CMMI, nos temos qualidade, mas eu me pergunto sim temos, mas em meio às novas tecnologias e novas demandas, por um processo ágil estamos caminhando da melhor maneira possível, recentemente eu li uma matéria sobre a empresa AVON, que mesmo com a crise não demitiu seus funcionários e buscou solução junto deles.

Como a Avon reduziu os custos sem demitir ninguém e ainda conseguiu beneficio para colaboradores.
Ao readequar a jornada de trabalho para cinco dias por semana no centro de distribuição de Cabreúva, a empresa conseguiu cortar gastos a ponto de compensar o aumento de 10% nos salários e ainda acrescentar a cesta básica como benefício, sem uma demissão.
Fonte -
http://vocerh.uol.com.br/noticias/acervo/como-a-avon-reduziu-os-custos-sem-demitir-ninguem.phtml#.VpTZxPkrLDc

Vídeo sobre Trabalho em equipe - https://www.youtube.com/watch?v=twg9SCt76UE

O que eu vejo que estamos todos dentro de um mesmo barco:



Com este pensamento precisamos mudar e quebrar alguns paradigmas, sim:
·         Gestão da qualidade, não ocorre somente pelo papel da equipe de teste que abre as ocorrências para equipe de requisito e desenvolvimento.

·         Gestão da qualidade, não é executarmos as verificações e validações no menor tempo possível para mantermos a data de entrega são necessários respeitar o planejamento e se necessário replanejarmos o mesmo.

·         A responsabilidade é de todos na equipe não existe erro, defeito, falha do requisito, do desenvolvimento ou do teste o que existe é erro, defeito, falha do projeto ao qual todos somes responsáveis.

Podemos buscar melhorias no nosso dia a dia, junto dos colaboradores.
·         Gestão da qualidade ocorre por toda equipe do projeto por isto é importante que quando o desenvolvedor esta analisando um documento ou já esta desenvolvendo a aplicação com base na explicação do analista de requisito ou mesmo já com os documentos em mãos, esta situação necessita ser evidenciada e registrada no projeto como uma ocorrência seja ela de dúvida, melhoria, ou defeito.

·         Gestão da qualidade e os apontamentos de ocorrência de defeito, dúvida e melhoria é inadmissível ao meu ver avaliar um profissional da área de qualidade  pela quantidade de apontamentos que este realiza, ou ainda o comportamento de um profissional de qualidade ao realizar x apontamentos ficar sorrindo de orelha a orelha com satisfação de dever cumprido, eu explico por que. Porque quando isto ocorre é um sinal que estamos em desentendimento com a expectativa do cliente seja pelo entendimento da equipe de qualidade ou pela equipe de desenvolvimento fica claro que não estamos alinhados com a necessidade do cliente e temos que nos ajudar, mas para que isso seja mais produtivo e não crie desgaste na relação de trabalho eu vejo de um forma muito diferente a ocorrência, pois ao avaliarmos juntos uma aplicação equipe de teste e equipe de desenvolvimento isto mesmo uma avaliação em conjunto identificamos divergências e quando estas são necessários adequação realizamos o apontamento para evidenciarmos aonde foi gasto a nossa força de trabalho, mas e quando identificamos uma situação e não cabe nenhuma alteração realizamos o apontamento para evidenciarmos aonde foi gasto o tempo da equipe de qualidade, (o famoso retorno) que todos morrem de medo, mas eu não eu admito que eu erro, eu sou humano, eu posso ter um entendimento diferente do texto do documento ou do fluxo de negocio do cliente e eu erro, eu prefiro ter este retorno no meu nome, por que se eu tive essa infelicidade quem me garante que o cliente em um dado momento futuro não tenha esta mesma visão.

Então a ocorrência deixa de ser um item para meritocracia do individuo e passa a ser um item de meritocracia do projeto de todos os envolvidos e auxiliar na relação de vida do projeto e medirmos o seu status, se este paciente pode ou não ter alta :D ele pode sair da UTI e ir para casa Doutor ??

·         Gestão da qualidade, eu tive poucas experiências de envolvimento do cliente em toda a gestão de desenvolvimento do projeto, mas eu acredito que foram muito boas estas experiências pois o cliente ao imaginar uma solução A em umdado momento e participar do nosso dia a dia ate a entrega da solução ao nos deparamos com divergências, necessidades impares o mesmo sempre estava presente e caso fosse necessário re-planejarmos a entrega o mesmo já estava ciente dos motivos por que vivenciou conosco o dia a dia do projeto e sabe que estamos produzindo, trabalhando para atender sua demanda e compreende os motivos que levaram a solicitação de replanejamento. Mas mesmo com essa situação temos que seguir um processo e documentarmos os desejos e anseio do nosso cliente bem como divergências e necessidades apontadas ao longo do desenvolvimento da equipe para com o cliente ao qual levou a solicitação de replanejamento, pois no final devemos ser bons profissionais. A cerveja depois das 18 horas continua mas ate as 18 horas eu preciso atender os requisitos da minha organização e isso não deve interferir no seu discernimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário