sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Resumo - Indicadores SCRUM , okr, kpi

O framework Scrum utiliza uma série de indicadores para medir o desempenho da equipe e do projeto. Esses indicadores são usados para acompanhar o progresso do projeto, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas.

Os principais indicadores aplicados no framework Scrum são:

  • Índice de Desempenho do Sprint (SPD): mede o número de pontos de história concluídos em um sprint. O SPD é calculado dividindo o número de pontos de história concluídos pelo número de pontos de história planejados para o sprint.

  • Índice de Velocidade (Velocity): mede a produtividade da equipe em um sprint. A velocidade é calculada somando os pontos de história concluídos em cada sprint.

  • Índice de Maturidade (Maturity Index): mede o nível de maturidade da equipe Scrum. O índice de maturidade é calculado com base em uma série de critérios, como a frequência das reuniões, o cumprimento dos prazos e a qualidade do produto.

  • Índice de Satisfação do Cliente (CSI): mede a satisfação do cliente com o produto. O CSI é calculado com base em uma pesquisa de satisfação realizada com os clientes.

Além desses indicadores, o Scrum também pode utilizar outros indicadores específicos para o projeto, como:

  • Número de defeitos encontrados

  • Tempo de resposta a incidentes

  • Número de retrabalhos

  • Custo do projeto

Os indicadores são uma ferramenta importante para o sucesso do Scrum. Eles permitem que a equipe e o gerente de projetos tomem decisões informadas e monitorem o progresso do projeto.

A seguir, uma descrição mais detalhada de cada um dos indicadores:

Índice de Desempenho do Sprint (SPD)

O SPD é um indicador de curto prazo que mede o desempenho da equipe em um sprint. Ele é calculado dividindo o número de pontos de história concluídos pelo número de pontos de história planejados para o sprint.

O SPD é um indicador importante para acompanhar o progresso do projeto e identificar áreas de melhoria. Por exemplo, se o SPD estiver abaixo do esperado, a equipe pode precisar rever seu processo de planejamento ou execução.

Índice de Velocidade (Velocity)

A velocidade é um indicador de médio prazo que mede a produtividade da equipe em um sprint. Ela é calculada somando os pontos de história concluídos em cada sprint.

A velocidade é um indicador importante para estimar o tempo necessário para concluir o projeto. Por exemplo, se a equipe planeja concluir um projeto com 100 pontos de história, a velocidade pode ser usada para estimar que o projeto levará 10 sprints para ser concluído.

Índice de Maturidade (Maturity Index)

O índice de maturidade é um indicador de longo prazo que mede o nível de maturidade da equipe Scrum. Ele é calculado com base em uma série de critérios, como a frequência das reuniões, o cumprimento dos prazos e a qualidade do produto.

O índice de maturidade é um indicador importante para acompanhar o progresso da equipe e identificar oportunidades de melhoria. Por exemplo, se o índice de maturidade estiver baixo, a equipe pode precisar rever seus processos e práticas.

Índice de Satisfação do Cliente (CSI)

O CSI é um indicador de longo prazo que mede a satisfação do cliente com o produto. Ele é calculado com base em uma pesquisa de satisfação realizada com os clientes.

O CSI é um indicador importante para garantir que o produto atenda às necessidades dos clientes. Por exemplo, se o CSI estiver baixo, a equipe pode precisar rever o produto ou o processo de desenvolvimento.

A escolha dos indicadores a serem utilizados deve ser feita de acordo com as necessidades do projeto. Os indicadores devem ser relevantes para o projeto e fornecer informações úteis para a equipe e o gerente de projetos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário