segunda-feira, 4 de abril de 2016

ARTE DA GUERRA - Princípios das Derrotas e das Vitórias -


ARTE DA GUERRA 
- Princípios da Derrota e das Vitórias  -



Se por um lado ele apresenta soluções e condições que devem ser seguidas para se atingir a vitória, por outro lado, ele apresenta alguns argumentos que se acontecerem, contribuíram para sua derrota.
  1. Obedecer as ordens do Estado sem calcular as consequências, é um engano.
  2. Utilizar emissários que desconheçam os assuntos militares é um erro.
  3. Misturar regras próprias de ordem civil com a ordem militar.
  4. Confundir os assuntos estatais com os assuntos militares.
  5. Dividir a responsabilidade. Nesse aspecto, Sun Tzu diz que o general é o responsável por tudo e por todos. Os demais apenas seguem ordens, mas jamais a responsabilidade maior pode ser dada as hierarquias inferiores. 
  6. Disseminar a suspeita, indisciplina e dúvidas, contribuirá para a desordem e a insubordinação das tropas. 
  7. Esperar ordens para tomar decisões urgentes e imediatas é um erro. Pois a ordem poderá demorar. 
Para encerrar o capítulo, Sun Tzu apresenta cinco princípios que ajudarão a vencer uma batalha ou uma guerra, isso se forem devidamente seguidos. 
  1. Saber quando combater e quando bater em retirada. 
  2. Saber lidar com o pouco e o muito, segundo as circunstâncias.
  3. Compor habilmente suas fileiras. 
  4. Deve-se se esta pronto para adversidades, e jamais subestimar o inimigo, mesmo que o mesmo aparente ser mais fraco, poderá ser uma armadilha. 
  5. Saber manter o soberano em seu lugar, pois a intromissão de um soberano despreparado na arte da guerra, poderá se tornar um equívoco. 



>>> Minhas considerações, sobre o texto. 

Vivemos em um momento onde a velocidade da informação é tudo muito dinâmico, temos sempre um prazo a bater, uma meta a alcançar e existe momento que precisamos, para respirar dividir para conquistar, uma coisa de cada vez para chegarmos no fim do dia nossa labuta cumprida com a certeza de que conseguimos motivar cada um da equipe de forma harmônica para que todos nós atingirmos as metas e prazos. 

Então se esse guerra é nossa, vamos juntos dividir e conquistar esta vitória juntos como uma único time, focados nos bons e maus princípios pois se erramos, podemos reconhecer e inovarmos de alguma forma e propormos melhoria, se acertamos vamos manter esse fluxo foi positivo , podendo ainda ser melhorado em um momento futuro.

Mas para tudo isso é preciso sermos humildes e reconhecermos, os pontos fracos para podermos ser melhores amanhã e para isto ocorrer devemos estar todos juntos empenhados e alinhados com o nosso objetivo, vencer a guerra, entregar no prazo, batermos a meta e garantirmos a satisfação do cliente a isto o mercado denomina Qualidade, que eu só consigo tendo, todo time envolvido e comprometido em colaborarmos uns com os outros. :D ótimo dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário