terça-feira, 1 de maio de 2012

Atividade: Monitorar Status do Projeto


Atividade:  Monitorar Status do Projeto


Fonte imagem: Linhadecodigo


Capturar Status do Trabalho 

Finalidade
Coletar as informações de qualidade e de andamento do projeto para avaliar o status atual
Neste passo, o gerente de projeto captura as métricas primitivas sobre o andamento do projeto e a qualidade do produto. Os métodos a serem usados para capturar essas métricas são descritos no Plano de Métricas do projeto.

Geralmente, os membros da equipe do projeto enviam relatórios de andamento periódicos ao gerente de projeto, fornecendo as seguintes informações:

Esforço registrado com base nos pacotes de trabalho
Esforço estimado para concluir cada pacote de trabalho pelo qual eles são responsáveis
Tarefas concluídas
Produtos liberados publicados
Problemas que requerem atenção da gerência (em Registros de Revisão, por exemplo). O Gerente de Projeto pode registrar alguns ou todos esses problemas na Lista de Problemas para verificá-los e rastreá-los posteriormente.
Para obter mais informações sobre métricas, consulte Diretrizes: Métricas.

Derivar indicadores de andamento 

Para avaliar adequadamente o andamento do projeto em relação aos planos, o gerente de projeto "reúne" as métricas primitivas reportadas pela equipe de projeto a fim de fornecer um panorama geral do andamento. O Plano de Métricas do projeto descreve como essas métricas derivadas (os "indicadores de andamento") são calculadas.

Derivar indicadores de qualidade 

Além de monitorar o andamento do trabalho, o gerente do projeto também monitora a qualidade dos artefatos do projeto. As métricas de qualidade (conforme definidas pelo Plano de Métricas do projeto) são consolidadas para fornecer um panorama geral do status do projeto com base nos objetos de qualidade especificados.

Avaliar indicadores x planos 

Após derivar os indicadores de andamento e de qualidade do projeto, o gerente os compara com o estado esperado do projeto, conforme definido pelo Plano de Desenvolvimento de Software e os Planos de Iteração. Neste ponto, o gerente de projeto avaliará o seguinte:

Todas as tarefas planejadas foram concluídas?
Todos os artefatos foram publicados conforme planejado?
O esforço estimado para concluir tarefas "em andamento" está de acordo com o plano?
As métricas de qualidade (por exemplo, contagens de defeitos não corrigidos) estão dentro das tolerâncias planejadas?
O gerente de projeto também revisará os indicadores de risco identificados para cada item da Lista de Riscos, a fim de decidir se quaisquer estratégias de diminuição de riscos devem ser ativadas neste momento.

O gerente de projeto, ao revisar o andamento com base no Plano de Iteração, sempre deve ter em mente que uma iteração é delimitada por tempo. Sendo assim, ele deve considerar e reportar qual funcionalidade poderá ser omitida em uma iteração, caso pareça impossível realizar o plano original, em vez de reportar um erro de programação da iteração.

Qualquer problema reportado é capturado na Lista de Problemas do projeto (que será incluída na Avaliação de Status). Os problemas que se destinarem ao gerente de projeto deverão ser resolvidos diretamente, como parte da Atividade: Resolver Exceções e Problemas. Talvez, algumas vezes, seja necessário levantar o perfil de um problema, gerando, por exemplo, uma Solicitação de Mudança para rastreá-lo ou atualizando a Lista de Riscos, se o problema for importante ou de interesse mais amplo.

Os problemas que precisarem ser passados à Autoridade para Revisão de Projetos (PRA) são incluídos na Avaliação de Status e encaminhados à PRA para que sejam solucionados por ela. Geralmente, isso é feito durante a atividade Revisão do Projeto pelo PRA.




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